Ele pode continuar aprendendo longe da escola e, o que é mais importante, estreitar laços afetivos que ficam um pouco esquecidos na correria do período letivo.
As férias se aproximam e os pais já começam a se desesperar: o que
fazer com tanto tempo livre? Mesmo que você não esteja de férias
também, é possível separar um tempo para brincar mais com seu filho.
Esse momento, que parece tão simples, tem um valor incalculável para o
crescimento saudável da criança e pode ser vivido com mais intensidade
quando a agenda dos pequenos não está atribulada. "Os momentos de
interação e integração com a família tornam a criança muito mais
confiante", assegura a arte-educadora Fátima Balthazar, que é assessora
pedagógica do Sistema Educacional Família Escola de Curitiba (PR).
Procure experiências de qualidade que podem ser compartilhadas em família, com direito a aprendizado e descobertas. "A família que gosta de cozinhar pode pesquisar junta de onde veio o macarrão e por que o queijo derrete", exemplifica a publicitária Roberta Landmann, de São Paulo, que desenvolve com psicólogos e educadores uma linha de kits de atividades para pais e filhos. Esse tipo de atividade é prazerosa para os pais, educativa para os filhos e divertida para ambos - desde que se reserve um tempo para isso.
"É muito importante que os pais não expressem mau-humor porque o filho está de férias", aconselha Fátima. Ela lembra os pais que proporcionar momentos de lazer é também proporcionar afeto. Pensando nisso, ela propõe um cardápio de férias - com uma atividade por dia da semana - para que pais se organizem e filhos não fiquem ansiosos devido à falta de rotina, ou à mercê da programação da TV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário