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quinta-feira, 9 de maio de 2013

Prepare seu organismo para o inverno

 

O inverno ainda não chegou, mas esta semana fria de outubro já deu mostras de como será a próxima estação. Para manter a saúde intacta, é preciso ter alguns cuidados e se preparar. “Durante a estação mais fria do ano, o nosso organismo aumenta o gasto energético para se manter aquecido”, explica a nutricionista Cristiane Junges, que atua em Montenegro.
A profissional revela que o frio pode diminuir as defesas em relação às doenças. Por isso, é necessário cuidar para que a Gripe e o Resfriado não virem visitas constantes. A alimentação tem papel importante na hora de tomar precauções. “Além de ser equilibrada, deve ter a presença da vitamina C, cujas fontes são a laranja, bergamota, limão, acerola, kiwi, entre outras”, enumera.
De acordo com Cristiane, é preciso cuidar ainda para que, durante o inverno, não haja o ganho de quilos indesejados, pois há uma grande propensão a ingerir preparações e alimentos mais energéticos. Sopas com muitos legumes e exercícios físicos são algumas das dicas de Cristiane.

O que fazer
→ Não fique muito tempo sem comer. Como gastamos mais calorias nesse período, a fome vem mais rápido também. Por isso, procure comer de cinco a seis vezes por dia, para evitar a sensação de muita fome e a ingestão excessiva de alimentos de uma vez só;
→ No jantar, explore sopas com muitos legumes, para ajudar na saciedade;
→ Evite preparações com molho ou creme de leite. Eles trazem uma quantidade de calorias extras que não são nem um pouco bem-vindas;
→ Mesmo com o frio, não se descuide da hidratação, nosso organismo continua precisando de água;
→ Consuma diariamente fontes de vitamina C, aproveitando a nossa produção de laranja, bergamota, limão;
→ Use mel, pois ele protege o aparelho respiratório, combatendo Gripes, Resfriados, tosses e Bronquites;
→ Prepare o fondue com leite desnatado e queijos magros, e substitua o pão por legumes. O chocolate quente também pode ser preparado com leite desnatado e achocolatado diet;
→ Prefira os queijos brancos e lights;
→ Os chás são uma boa opção para aumentar a temperatura do corpo;
→ Mexa-se! A atividade física deve ser mantida também no frio.

Suplementos podem ajudar
Muitas vezes, não se consegue ingerir todas as vitaminas necessárias e em quantidades adequadas, sobretudo no inverno, a fim de evitar Gripes e Resfriados, comuns na atual estação e na que se aproxima. De acordo com a farmacêutica Cíntia Kirch do Nascimento, que trabalha na cidade, os recursos mais utilizados são vitamina C, acerola, própolis, equinácea, imunis, agaricus blazei (cogumelo) e cápsulas de alho.
A profissional destaca que estes ativos, se administrados na dosagem correta, não causam efeitos colaterais e ajudam a preparar o organismo para o período de baixa temperatura. Além disso, há outros compostos, xaropes e cremes que auxiliam a manter a saúde o ano inteiro.

Ativos
* Vitamina C: protege o organismo de infecções, aumenta a formação de anticorpos, atenua os sintomas e o número de dias do ciclo viral. Ameniza o mal-estar, diminui o risco de Pneumonia e de infecção pulmonar;
* Acerola: aumenta a resistência ao Estresse. Indicada para Gripes,  Resfriados, infecções pulmonares e fadiga;
* Própolis: considerado um antibiótico natural, atua na formação de anticorpos;
* Equinácea: raiz com ação imunoestimulante, anti-inflamatória, antibacteriana e antiviral, indicada para infecções virais e bacterianas, Gripes e Resfriados.
* Imunis: solução à base de florais de minas que aumenta a imunidade. Ideal para crianças por ser administrado em gotas.
* Cogumelo em pó: potente fortalecedor da imunidade.

Compostos
* Composto natural imunoestimulante I (vitamina C, equinácea, próplis e zinco): recupera, em curto prazo, os efeitos de mal-estar da Gripe. Antibiótico natural, que dá disposição pela presença do zinco;
* Composto imunostimulante II (cogumelo, vitamina C e acerola): proporciona fortalecimento do organismo, aumenta a formação de anticorpos na luta de uma variedade de agentes infecciosos como bactérias, vírus e doenças, incluindo o Câncer.
* Solução de imunis: estimula a imunidade de crianças e adultos;
* Composto homeopático: elaborado com  homeopatias que aliviam espirros, coriza e congestão nasal;
* Solução em spray com mel, própolis e guaco: para irritação e dor de garganta. Auxilia contra a Gripe;
* Xaropes naturais à base de própolis, guaco, mel e essências peitorais: Ótimos antitussígeno e expectorante;
→ Própolis: recomendo em cápsulas, soluções, tinturas, extratos ou glóbulos;
→ Cremes hidratantes: para rosto, mãos e pés, indicados a peles sensíveis que ficam ressecadas e avermelhadas pela exposição ao vento e ao frio.

fonte: http://www.jornalibia.com.br/pagina.php?cont=materia&categ=2&secao=8&id=862

Um comentário:

  1. Adorei o post. Dicas ótimas, parabéns pelo blog, Sucesso!!!
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