Páginas

domingo, 21 de julho de 2013

Como Combater os Radicais Livres

Amêndoas são ricas em Vitamina E. . Foto:Divulgação
Os radicais livres são moléculas instáveis com um número irregular de elétrons que, para atingir uma estabilidade, precisam reagir com qualquer outra molécula, ou seja, retirar elétrons. Além disso, os radicais livres atuam no combate a inflamações e controlam o tônus dos “músculos lisos”. No entanto, segundo a bioquímica Marisa Medeiros, da Universidade de São Paulo (USP), o problema é quando há um aumento da produção de radicais livres, que não conseguem ser absorvidos pelo organismo.
Em excesso, eles danificam as células saudáveis, causando envelhecimento precoce e até apressamento de doenças como câncer e lúpus. Alguns dos fatores que contribuem para aumento de radicais livres são os exercícios físicos exagerados (que aumentam o consumo de oxigênio), cigarro, exposição excessiva ao sol, stress e hábitos alimentares incorretos, como as frituras em excesso.

Vitamina C está em frutas cítricas. Foto:Divulgação
Para combater essa produção excessiva dos radicais livres, é preciso incluir em seus hábitos alimentares, alimentos antioxidantes. O nosso corpo já produz alguns, porém não gera todos os necessários, uma vez que existem outros tipos que precisamos ingerir, como as vitaminas “C” e “E”, o betacaroteno e o mineral selênio.
Alimentos como nozes, amendoim, sementes, amêndoas, abacate, fígado, folhas verdes e gérmen de trigo são ricos em vitamina E. Para quem procura pela vitamina C, pode optar por frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi e também verduras e legumes como pimentão, espinafre, abobrinha, repolho, brócolis e tomate.
 Carne possui o mineral Selênio. Foto:Divulgação
O betacaroteno, além de ser um ótimo antioxidante, ajuda o sistema imunológico e metabolismo de gorduras. Ele pode ser encontrado em alimentos como melão, abóbora, pimenta, bata doce, manga, mamão papaia, cenoura, repolho e damasco. Já oselênio está presente em alimentos como carne de porco, frango e boi, frutos do mar, arroz integral, castanha do Pará e pão integral.


Apesar de todos esses alimentos beneficiarem no combate dos radicais livres, nenhum isoladamente pode reduzir totalmente os danos - é a combinação exata destes antioxidantes que vai desempenhar bem o papel da proteção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...