Páginas

terça-feira, 9 de julho de 2013

Inverno agrava alergias respiratórias

Inverno agrava alergias respiratórias 
Quem sofre de alergia sabe muito bem o quanto que o inverno agrava os seus sintomas. Tosse, olhos lacrimejando constantemente, dores de cabeça e na região que vai do nariz às bochechas e uma secreção nasal incessante. Tudo isso se torna parte da rotina dos alérgicos durante o frio.

“A piora das alergias é mais freqüente nesta época do ano. Primeiro porque o próprio clima deixa um número maior de partículas em suspensão no ar e, também, devido à aglomeração das pessoas no frio, o que facilita a transmissão de resfriados e gripes, dentre outras infecções que pioram o problema”, explica o otorrinolaringologista do Hospital Bandeirantes, Dr. Arthur Castilho.

Mas, é importante ressaltar que quem sofre deste problema deve fazer um tratamento contínuo, independentemente da estação. De acordo com o médico, uma boa saída é o uso de uma solução fisiológica para a lavagem nasal. Quanto às outras medidas medicamentosas, ele alerta que só devem ser tomadas mediante um acompanhamento médico.

“Para amenizar os sintomas, as pessoas podem tomar algumas medidas em casa como passar pano umedecido no chão todos os dias, trocar a roupa de cama duas vezes por semana e manter animais domésticos fora do quarto. Além disso, deve limpar debaixo da cama e em cima dos armários, ensacar bichos de pelúcia, optar por cortinas que não retenham pó e manter a casa bem arejada, principalmente, os quartos”, aconselha Dr. Castilho.

Ao contrário do que muita gente pensa, as crianças não são necessariamente as que mais sofrem com as alergias, pois a incidência deste mal depende da reação do organismo de cada indivíduo. Segundo o médico, só uma consulta com um otorrino pode definir qual a gravidade do quadro e a melhor forma de tratá-lo.

 Em relação aos descongestionantes nasais que são vendidos sem receita e as pessoas abusam do seu uso, o especialista alerta: “Estes medicamentos podem ter efeitos adversos severos se usados de forma irregular, pois tendem a induzir um quadro de rinite medicamentosa e agravar outras afecções do organismo”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...