Páginas

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Porque sentimos vontade de comer doces na TPM?

Para entendermos a origem da vontade de doces e chocolates na TPM é necessário compreender um pouco mais sobre o ciclo menstrual, que é dividido em três fases:

- Fase folicular (fase A)  se inicia na menstruação.
- Fase ovulatória (fase B) é a intermediaria do ciclo.

- Fase lútea (fase C) é aquela compreendida do termino da fase ovulatória até a nova menstruação. Nessa fase, e geralmente sete dias antes da menstruação é que muitas de nós mulheres são acometidas pela TPM.

Supondo que, o ciclo menstrual seja de 31 dias, teríamos o seguinte exemplo:

Maio
S
T
Q
Q
S
S
D
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

A famosa TPM (tensão pré-menstrual) ou síndrome pré-menstrual (SPM) atinge de 30-80% das mulheres, principalmente maiores de 30 anos.
Os sintomas podem variar muito de uma pessoa para outra. Para a mesma mulher os sintomas podem ser diferentes, com intensidades diferentes e estar mais presente em alguns ciclos menstruais do que em outros.

Os sintomas são diversos, e podem ser divididos em quatro tipos:

Tipo 1-) afeto negativo: alterações de humor, depressão, tristeza, irritabilidade, ansiedade, excesso de choro, impaciência, tensão, agressividade, baixa auto-estima e desatenção;
Tipo 2-) retenção hídrica: suor nas extremidades, sensibilidade do seio, inchaço na região abdominal, cefaléia, fadiga, e constipação ou diarréia;
Tipo 3-) compulsão alimentar: aumento ou diminuição do apetite e compulsão por doces ou sal;
Tipo 4-) dor: ânsia, cólicas no baixo abdômen, dor lombar e dores generalizadas.
Cerca de 1 a 5% das mulheres apresentam sintomas mais graves, enquadrados como distúrbio disfórico pré-menstrual.

Diferente do que muitos pensam, a TPM pode trazer sintomas positivos como: aumento do interesse e do prazer sexual, mais energia, aumento dos seios, maior criatividade, melhora do desempenho social, ocupacional e bem-estar.  Estima-se que, cerca de 2/3 das mulheres apresentam estes sintomas positivos pelo menos uma vez. Além disso, durante a fase A, há um aumento de 6% do colesterol “bom”, o HDL , e uma queda de 7% do colesterol “ruim” , o LDL,  na fase C.
Com relação as alterações nos hábitos alimentares, cerca de 40-50% das mulheres relatam apresentar maior compulsão por doces e principalmente por chocolate na TPM.
Mas de onde vem essa vontade por chocolate? O chocolate vicia?
Não há respostas que possam ser conclusivas a respeito, mas deve-se considerar que:
- Na TPM temos um aumento do estradiol, que aumenta a sensibilidade do paladar, principalmente para alimentos doces. Já quando a progesterona é elevada, há uma maior sensibilidade para alimentos amargo. Observar-se ainda, casos de compulsão alimentar (tanto para doces como salgados) sete dias antes da menstruação.

- De fato o chocolate para muitos aumenta a sensação de prazer. Estudos mediram a atividade cerebral de indivíduos que haviam consumido chocolate, onde foi possivel visualizar um maior fluxo sanguíneo nas áreas de percepção de prazer (mesmas áreas ativadas por drogas, como a cocaína).

- O chocolate contém ferro. Muitas mulheres podem apresentar anemia na fase C (queda nos valores de hemoglobina, ferritina e saturação de transferrina), pois a absorção do ferro é aumentada devida a necessidade durante o sangramento. Acredita-se que, o desejo por alimentos adocicados, ricos em ferro e que tragam uma sensação de prazer, sejam mais solicitados.

- Apesar de conter pequenas quantidades de cafeína, os chocolates apresentam uma boa quantidade de teobromina e metil-xantina (substância muito semelhante à cafeína). A cafeina apresenta um pequeno risco de dependência e a sua interrupção pode causar sintomas de abstinencia.

- O chocolate ainda contém pequenas quantidades de tiramina e feniletilamina, que são estruturas semelhante as anfetamina  e também o anandamina semelhante à maconha, causando um efeito estimulante e anti-depressivo.

- Além destas substancias, o chocolate e o cacau apresentam tetrahidro-beta-carbolinas, que são alcalóides neuroativas, encontradas em bebidas alcoólicas. Alguns acreditam que,  essa combinação com os demais ingredientes possam tornar viciante.

- O chocolate também contem outras vitaminas, minerais e aminoacidos, como o triptofano que podem estar deficientes na fase C.
-  Também acredita-se que o aroma, sabor, textura e a sensação de derreter o chocolate na boca, torna o chocolate tão desejável.

O cacau in natura e alguns chocolates são ricos em antioxidantes (os flavonóides), no entanto, as quantidades desses flavonóides variam muito de acordo com a colheita do grão e modo de preparo, uma vez em que estes possam ser perdidos com o calor e modo de produção do chocolate. Os flavonóides são conhecidos por diminuir o colesterol “ruim” prevenindo infarto do miocárdio, AVE (acidente vascular encefálico) e melhora do fluxo sangüíneo.

Portanto, para minimizar ou mesmo prevenir os sintomas da TPM e da compulsão alimentar procure o seu nutricionista.


 
Por que a vontade de comer doce aumenta na TPM? - Saúde - Bonde. O seu portal
Veja mais em: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-27--20-20130702
Por que a vontade de comer doce aumenta na TPM? - Saúde - Bonde. O seu portal
Veja mais em: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-27--20-20130702
Por que a vontade de comer doce aumenta na TPM? - Saúde - Bonde. O seu portal
Veja mais em: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-27--20-20130702
Por que a vontade de comer doce aumenta na TPM? - Saúde - Bonde. O seu portal
Veja mais em: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-27--20-20130702

Um comentário:

  1. Menina, eu não sabia de todos esses sintomas positivos.
    Gostei muito das orientações.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...